SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número69A Administração Biden e a governança climática global: Desafios e perspetivasA construção da paz enquanto normalização internacional: Uma análise crítica do caso iraquiano índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

DIAS, Alexandra Magnólia. Ascensão e resistência do movimento militante islamista no Norte de Moçambique. Relações Internacionais [online]. 2021, n.69, pp.107-119.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2021.69a07.

O presente artigo baseia a análise das origens da insurgência radical no Norte de Moçambique na relação com a resistência e/ou declínio do Estado. A opção teórica pretende oferecer uma perspetiva de análise deste tipo de movimentos para além dos Estudos de Terrorismo e de Segurança em voga desde o 11 de Setembro. A preocupação analítica central visa apreender em que medida as questões em causa sofreram mudanças ou, pelo contrário, refletem ressentimentos estruturais que se foram acentuando no decurso do longo processo de formação do Estado em relação com os grupos sociais locais. No final, tece um conjunto de considerações em torno das consequências inesperadas de respostas internas exclusivamente militares e acerca de intervenções internacionais de curto prazo e insuficientemente planeadas.

Palavras-chave : radicalismo; insurgência; intervenção internacional; Estado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )