SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número69Ascensão e resistência do movimento militante islamista no Norte de MoçambiqueMilícias e Relações Internacionais: Revisão e balanço socioepistêmico em tempos de transnacionalização da violência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Relações Internacionais (R:I)

versión impresa ISSN 1645-9199

Resumen

HOFF, Natali  y  BLANCO, Ramon. A construção da paz enquanto normalização internacional: Uma análise crítica do caso iraquiano. Relações Internacionais [online]. 2021, n.69, pp.121-141.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2021.69a08.

Este artigo analisa criticamente o processo de (re)construção do Estado no Iraque após a invasão do país em 2003 a partir das contribuições teóricas e conceituais de Michel Foucault. A (re)construção do Estado é entendida como um dispositivo de normalização de Estados em escala global e a análise se concentra na atuação da Autoridade Provisória da Coalizão (CPA, na sigla inglesa). O engajamento da CPA na (re)construção do Iraque é compreendido como uma tentativa de conduzir o comportamento do Estado, por meio da disciplina, e da população iraquiana, por meio do governo e da biopolítica, com o objetivo de normalizar as suas condutas em direção a um fim determinado - fazê-los se assemelhar a entidades liberais e democráticas.

Palabras clave : (re)construção de Estados; construção da paz; Autoridade Provisória da Coalizão; Iraque.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )