SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número75A externalização das fronteiras europeias e os efeitos indesejados de uma fronteira dinâmica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

ESTEVENS, João. Migrações irregulares e perceções de (in)segurança. Relações Internacionais [online]. 2022, n.75, pp.13-28.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.75a02.

A problematização das migrações no contexto dos estudos de segurança apresenta várias abordagens e entendimentos plurais devido à natureza polissémica do conceito de segurança. Existem diferentes paradigmas para analisar o nexo migrações-segurança, reflexo das agendas de segurança desenvolvidas na década de 1990 e após os ataques terroristas de 2001 de setembro de 2001 nos Estados Unidos da América (EUA). Este artigo avalia a securitização das migrações irregulares com recurso a uma análise temática das estratégias de segurança nacional de três grandes potências: a China, os EUA e a Rússia. Os resultados mostram narrativas dissemelhantes e ambíguas, por vezes enfatizando o controlo das fronteiras, a vigilância e o direito de admissão, outras vezes colocando o foco na intervenção humanitária e nos direitos humanos.

Palavras-chave : migrações; estudos de segurança; gestão de fronteiras; direitos humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )