SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número75Proteção internacional revisitada: As soluções da União Europeia para a proteção dos deslocados da Guerra da Ucrânia num contexto de «múltiplas crises e refugiados»Redes, interligações e sistemas migratórios num Portugal europeu e atlântico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Relações Internacionais (R:I)

versión impresa ISSN 1645-9199

Resumen

STRUNGARI, Carolina  y  RODRIGUES, Teresa Ferreira. Regime de Proteção Internacional. Fragilidades no acolhimento e integração de refugiados: Portugal (2010-2020). Relações Internacionais [online]. 2022, n.75, pp.63-85.  Epub 30-Sep-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.75a05.

O fenómeno migratório faz parte da história humana e nos últimos anos aumentou de intensidade e volume. Um amplo conjunto de estruturas procura reduzir os efeitos negativos aliados ao processo de migração, sobretudo para os mais débeis, que deixam o seu país de origem devido a conflitos, violações dos respetivos direitos ou perseguições. Este artigo analisa o Regime de Proteção Internacional a nível global, regional e nacional, para entender de que forma a Organização das Nações Unidas e a União Europeia influenciam a adoção de políticas de acolhimento e integração de refugiados em Portugal e avaliar as fragilidades deste processo no caso nacional.

Palabras clave : União Europeia; Portugal; requerentes de asilo; refugiados.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )