SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número76A promessa de uma sociedade global mais aberta: mito ou realidade nas relações internacionais?Uma revolução silenciosa: França, 2017-2022 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

HAFFNER, Jacqueline A.. A formação do Estado nacional sul-africano. Relações Internacionais [online]. 2022, n.76, pp.79-93.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.76a05.

Com a descoberta de ouro e diamantes em abundância no território, a atual África do Sul experimentou sucessivas guerras pelo controle da produção de minérios, em meio à migração de colonos e à expulsão de autóctones de suas terras. Este artigo visa estabelecer os determinantes histórico-estruturantes que moldaram a formação da África do Sul enquanto Estado nacional moderno. Tratará de ressaltar a relevância do estudo histórico para a compreensão de um fenômeno político maior da contemporaneidade, na medida em que põe em relevância a construção de uma unidade política avançada para os moldes do capitalismo periférico.

Palavras-chave : África do Sul; história; Estado nacional; evolução.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )