SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número4Efeito de número de implantes, inclinação do implante distal e angulação de pilares nas tensões em próteses totais fixas implantossuportadas: análise de elementos finitos não lineares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versión impresa ISSN 1646-2890versión On-line ISSN 1647-6700

Resumen

CONCEICAO, Pedro R. et al. Adaptação de esqueletos metálicos de próteses parciais removíveis produzidos por CAD-CAM - estudo clínico. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.4, pp.194-200.  Epub 30-Dic-2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.12.851.

Objectivos:

Avaliar o efeito da produção CAD-CAM de esqueletos metálicos de próteses parciais removíveis na adaptação clínica aos dentes de suporte.

Métodos:

Quinze pacientes foram selecionados para participar no estudo, tendo sido planeada a reabilitação de vinte arcadas dentárias parcialmente desdentadas. Para cada arcada dentária (n=20) foram produzidos dois esqueletos metálicos em cobalto-crómio segundo dois protocolos: por CAD-CAM (grupo experimental) e pela técnica convencional de fundição da cera perdida (grupo controlo). A adaptação clínica foi avaliada através da moldagem do espaço existente entre o apoio oclusal do esqueleto metálico e a sede dentária correspondente com silicone, cujo resultado foi digitalizado e posteriormente analisado com recurso a tecnologia de microtomografia computadorizada. Os dois moldes de silicone obtidos em cada apoio oclusal foram sobrepostos e avaliados na sua espessura e volume. Os dados recolhidos para a espessura de silicone foram analisados segundo um teste t de Student emparelhado, enquanto os dados obtidos para o volume de silicone foram analisados recorrendo a um teste de Wilcoxon (α=0,05).

Resultados:

Considerando as duas variáveis dependentes estudadas, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p=0,441 para a espessura de silicone e p=0,204 para o volume de silicone) entre os dois grupos.

Conclusões:

Os resultados deste estudo sugerem que o protocolo CAD-CAM aplicado é um método viável para a produção de esqueletos metálicos de próteses parciais removíveis.

Palabras clave : CAD-CAM; Adaptação clínica; Microtomografia computadorizada; Esqueletos metálicos de próteses parciais removíveis..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )