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Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

MAGALHAES, Elisandra Maria  e  FAITA, Daniel. A reconstrução do trabalho docente pela participação ativa e constante do professor no processo de (co)análise da própria atividade. Laboreal [online]. 2020, vol.16, n.2, pp.1-23. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.17243.

Este trabalho propõe-se a apresentar o processo metodológico adotado numa pesquisa de doutorado realizada com dois professores formadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Para a (co)construção do corpus discursivo, a investigadora recorreu a diálogos produzidos ao longo do processo teórico-metodológico da autoconfrontação, assim como a uma formação continuada de 10 horas guiada pelas abordagens clínica e ergonômica da atividade. Essa opção metodológica permitiu refletir sobre como pode ser construído, juntamente com os protagonistas da atividade, o corpus de uma pesquisa-intervenção alicerçada nos princípios do dialogismo bakhtiniano e na teoria histórico-cultural vigotskiana sobre o desenvolvimento humano. Concluímos que um fenômeno, para ser apreendido, precisa ser refletido no interior de uma dinâmica sócio-histórica e que a participação ativa e constante de cada profissional em um processo autoconfrontativo (co)analítico viabilizaria uma maior compreensão da atividade laborativa, mobilizando sua recriação e/ou transformação.

Palavras-chave : ergonomia da atividade; clínica da atividade; autoconfrontação; coanálise da atividade.

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