19 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Laboreal

 ISSN 1646-5237

PEREIRA, Cláudia.Transmitir o que se sabe, como se sabe e quando se pode”: uma análise multidimensional da transmissão de conhecimentos no trabalho para a construção da sua sustentabilidade. []. , 19, 2, e21471.   01--2023. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.21471.

Este texto apresenta um resumo de uma tese de doutoramento em psicologia dedicada ao estudo da transmissão informal de conhecimentos entre trabalhadores de diferentes idades, antiguidades e experiências, procurando-se compreender como se poderá construir uma transmissão sustentável nos contextos de trabalho, valorizando trabalhadores e os seus conhecimentos, tendo em vista o seu desenvolvimento e a preservação da sua saúde. O trabalho empírico desenvolveu-se ao longo de quatro anos, sob o prisma da análise da atividade e da valorização dos seus protagonistas, numa empresa metalomecânica de produção de embalagens de metal em Portugal, junto de trabalhadores de duas áreas operacionais e da equipa de Recursos Humanos e responsáveis de produção. Complementarmente, efetuou-se uma recolha de dados quantitativos com trabalhadores de diferentes contextos do setor secundário. A tese apresenta as características e condições de transmissão e discute os desequilíbrios ainda vivenciados entre a atividade de transmissão e de produção, a partir de diferentes pontos de vista. Perspetiva, também, contributos teórico-metodológicos emergentes da investigação realizada para a construção de uma sustentabilidade da transmissão no contexto de trabalho. Alguns destes elementos são apresentados no presente texto.

: transmissão de conhecimentos; sustentabilidade; atividade de trabalho; setor industrial; gestão de recursos humanos.

        · | |     · |     · ( pdf )