SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2On-table Zenith® CE Fenestrated Stent Graft modification for the treatment of delayed type Ia Endoleak índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Angiologia e Cirurgia Vascular

versión impresa ISSN 1646-706X

Resumen

SOARES, Tiago; DIAS, Paulo; SAMPAIO, Sérgio  y  TEIXEIRA, José. Doença cística adventicial da artéria popliteia: excisão sem reconstrução arterial. Angiol Cir Vasc [online]. 2022, vol.18, n.2, pp.95-97.  Epub 30-Ago-2022. ISSN 1646-706X.  https://doi.org/10.48750/acv.460.

Introdução:

A doença cística da adventícia é uma condição vascular rara e que afeta na maioria dos casos a artéria poplítea. Habitualmente cursa com claudicação intermitente durante o exercício.

Caso clínico:

Descreve-se um caso clínico de uma doente com doença cística da adventícia da artéria poplítea. A apresentação clínica foi sob a forma de claudicação intermitente gemelar direita. Procedeu-se ao tratamento cirúrgico, por abordagem posterior, com exérese do quisto mantendo a integridade da parede luminal. Assim, não se verificou a necessidade de reconstrução arterial.

Discussão:

Possíveis etiologias incluem traumatismo, doença sistémica, doença sinovial ou alterações do desenvolvimento embrionário. O tratamento depende do vaso afetado e a remoção do quisto com preservação ou substituição arterial tem apresentado resultados promissores. O seguimento a longo prazo é mandatório, atendendo ao risco de recidiva.

Palabras clave : Doença cística da adventícia; claudicação; doença vascular não aterosclerótica; artéria poplítea.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )