SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Taxonomy for the Assessment of Digital Learning Resources - TADLR - Version 2.0 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

ZAMBON, Antonio Carlos; FUJIMOTO, Enzo Juniti  and  GOMES, Higor Augusto. Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada. RISTI [online]. 2021, n.42, pp.136-151.  Epub June 30, 2021. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.42.136-151.

Este trabalho descreve o desenvolvimento de um questionário eletrônico semiautomático, baseado no algoritmo do Processo de Análise de Estilos de Aprendizagem por meio de Mapas Conceituais Estendidos. Sua implementação representará uma alternativa para a análise dinâmica dos estilos de aprendizagem e capacitação de alunos para produzirem sua autoavaliação e a aprendizagem autorregulada. No desenvolvimento do questionário foi utilizado o Google Planilhas para a obtenção e armazenamento dos dados e o CmapTools para sua visualização. Os resultados preliminares, demonstrados no caso conceito, confirmam que o questionário é capaz de revelar e representar adequadamente os Estilos de Aprendizagem. Diante disso, a sequência desta pesquisa, consistirá na aplicação extensiva do questionário, com o objetivo de identificar a acuracidade na avaliação dos Estilos de Aprendizagem e o desenvolvimento de relatório para orientação do aluno em suas estratégias de aprendizagem.

Keywords : Estilos de Aprendizagem; Mapas Conceituais Estendidos; Aprendizagem Autorregulada; Autoeficácia; Autodidatismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )