SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25O regresso a casa após alta de um serviço de psiquiatria: Uma revisão scoping índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

LEITE, João; RIBEIRO, Letícia  e  FRAGELLI, Thaís. Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2021, n.25, pp.165-182.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0304.

Introdução:

A empatia é considerada uma competência clínica importante no desenvolvimento de profissionais da área da saúde e, está diretamente relacionada ao sucesso das intervenções em saúde.

Objetivo:

O objetivo desta pesquisa foi identificar métodos para o desenvolvimento de empatia no ensino em enfermagem por meio de uma rapid review.

Métodos:

Foi realizada uma rapid review em revistas com relevância no tema de educação em enfermagem.

Resultados:

Encontraram-se 190 artigos e foram selecionados 21 artigos para análise qualitativa, respeitando os critérios de inclusão e exclusão propostos. Entre os resultados, identificaram-se sete tipos de metodologias diferentes para aplicação no aprendizado, dentre elas, a simulação é tida como estratégia principal, visando experiências próximas à realidade. Evidenciou-se também o uso das artes como poema, storytelling e músicas.

Conclusões:

Conclui-se que devido à importância da enfermagem diante da vulnerabilidade humana, há a necessidade de métodos que perpetuem a empatia no decorrer da graduação, para melhoria do cuidado.

Palavras-chave : Empatia; Educação em enfermagem; Aprendizagem; Ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )