SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Caracterização do cuidado de enfermagem numa equipa de tratamento para os comportamentos aditivos e dependênciasEstratégias de comunicação com a família da pessoa em situação crítica: revisão integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versión impresa ISSN 1647-2160

Resumen

SILVA, Kelliane Vieira da; MOREIRA, Felice Teles Lira dos Santos; ALVES, Héryka Laura Calú  y  ALBUQUERQUE, Grayce Alencar. Experiências de violência e desordens psicológicas sofridas por mulheres violentadas pelo ex-parceiro. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2021, n.26, pp.92-108.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.312.

Contexto:

As mulheres sofrem variados tipos de violência, em seus lares, por atuais e ex-companheiros, configurando-se em uma forma de violação dos direitos humanos e tendo como consequências as desordens psicológicas.

Objetivo:

Identificar as experiências de violência e desordens psicológicas em mulheres vítimas de violência por ex-parceiros.

Metodologia:

Estudo transversal, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em 2017, com mulheres que se encontravam na Delegacia de Defesa da Mulher para registrarem boletins de ocorrência. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de entrevistas. Os discursos foram organizados em categorias.

Resultados:

Participaram da pesquisa 10 mulheres, que apresentaram em virtude da violência sofrida, danos psicológicos que comprometem sua vida e saúde, com manifestações de insegurança, tristeza, angústia, tentativas de suicídio, síndrome do pânico e medo. Estas desordens marcam profundamente a história dessas mulheres.

Conclusões:

Diante disso, verifica-se a necessidade de repensar as implicações dessa problemática na saúde das vítimas, requerendo a atenção de todos os profissionais que compõe a rede de enfrentamento da violência, no tocante a uma melhor avaliação e assistência psicológica às mulheres violentadas pelos ex-parceiros.

Palabras clave : Violência contra a mulher; Trauma psicológico; Saúde mental; Saúde pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )