SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Association between positive mental health and social skills in nursing studentsJob satisfaction, wellbeing and the practice of Mindfulness in health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

Print version ISSN 1647-2160

Abstract

SEABRA, Paulo et al. Programa de suporte medicamentoso com pessoas dependentes de substâncias: Satisfação com os cuidados de enfermagem. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2022, n.28, pp.146-156.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.353.

Contexto:

Na saúde, a satisfação com os cuidados recebidos é um indicador relevante para a qualidade e é fundamental para a adesão terapêutica dos utentes.

Objetivos:

Caraterizar a satisfação com os cuidados de enfermagem numa população atendida por enfermeiros num programa de suporte medicamentoso para pessoas dependentes de substâncias.

Métodos:

Estudo quantitativo, observacional de corte transversal. Amostra de conveniência acedida em janeiro 2019. Elaborou-se um questionário para caraterização sociodemográfica e psicossocial, e utilizada a “Escala da satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem no centro de saúde”, com 22 itens [resposta entre 0-66], que avaliam a satisfação em 6 dimensões (Qualidade na assistência; Envolvimento do utente; Formalização da informação; Promoção de elo de ligação; Informação de recursos; Individualização da informação). Obteve-se o parecer positivo de uma comissão de ética.

Resultados:

Participaram 181 (n) pessoas. Obteve-se um Alpha de Cronbach da escala, de 0,892. A média apurada foi 59,36 dp=8,19 [23-66]. A subescala que revelou maior índice de satisfação foi “Individualização da informação” (itens relacionados com explicação da informação, de forma compreensível, por parte dos enfermeiros, assim como garantir que o utente percebeu a informação). Com menor índice de satisfação “Informação de recursos” (preocupação em envolver os familiares, informação sobre utilização de outros recursos disponíveis ou serviços de saúde).

Conclusões:

A satisfação é elevada, sendo a maior dificuldade apontada à inclusão de outros agentes no processo de acompanhamento e a informação de outros recursos disponíveis. Os resultados mantêm aberta a discussão sobre a melhor forma de fazer investigação sobre satisfação.

Keywords : Cuidados de Enfermagem; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Satisfação do Paciente; Pacientes Ambulatoriais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )