SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Associação entre saúde mental positiva e habilidades sociais em estudantes de enfermagemSatisfação laboral, bem estar e a prática de Mindfulness em profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

SEABRA, Paulo et al. Programa de suporte medicamentoso com pessoas dependentes de substâncias: Satisfação com os cuidados de enfermagem. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2022, n.28, pp.146-156.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.353.

Contexto:

Na saúde, a satisfação com os cuidados recebidos é um indicador relevante para a qualidade e é fundamental para a adesão terapêutica dos utentes.

Objetivos:

Caraterizar a satisfação com os cuidados de enfermagem numa população atendida por enfermeiros num programa de suporte medicamentoso para pessoas dependentes de substâncias.

Métodos:

Estudo quantitativo, observacional de corte transversal. Amostra de conveniência acedida em janeiro 2019. Elaborou-se um questionário para caraterização sociodemográfica e psicossocial, e utilizada a “Escala da satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem no centro de saúde”, com 22 itens [resposta entre 0-66], que avaliam a satisfação em 6 dimensões (Qualidade na assistência; Envolvimento do utente; Formalização da informação; Promoção de elo de ligação; Informação de recursos; Individualização da informação). Obteve-se o parecer positivo de uma comissão de ética.

Resultados:

Participaram 181 (n) pessoas. Obteve-se um Alpha de Cronbach da escala, de 0,892. A média apurada foi 59,36 dp=8,19 [23-66]. A subescala que revelou maior índice de satisfação foi “Individualização da informação” (itens relacionados com explicação da informação, de forma compreensível, por parte dos enfermeiros, assim como garantir que o utente percebeu a informação). Com menor índice de satisfação “Informação de recursos” (preocupação em envolver os familiares, informação sobre utilização de outros recursos disponíveis ou serviços de saúde).

Conclusões:

A satisfação é elevada, sendo a maior dificuldade apontada à inclusão de outros agentes no processo de acompanhamento e a informação de outros recursos disponíveis. Os resultados mantêm aberta a discussão sobre a melhor forma de fazer investigação sobre satisfação.

Palavras-chave : Cuidados de Enfermagem; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Satisfação do Paciente; Pacientes Ambulatoriais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )