SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Meritocracia Escolar e Suas Influências na Condição de Jovem dos Alunos da Escola Pública Portuguesa: Uma Análise Sociológica às Narrativas OficiaisA Letalidade em Ações Policiais: Uma Revisão do Debate a Partir da Análise Comparativa Entre as Polícias dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


SOCIOLOGIA ON LINE

versão On-line ISSN 1647-3337

Resumo

NEVES, José Soares. Políticas Culturais e Infraestrutura de Pesquisa e Informação: O Caso Português. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2020, n.24, pp.64-84.  Epub 18-Jan-2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2020.24.3.

Neste artigo proponho uma reflexão sobre a infraestrutura de pesquisa para informar as políticas culturais em Portugal à luz do modelo de J. Mark Schuster. Abordo em específico três das suas componentes: departamento de pesquisa do ministério da cultura; instituto nacional de estatística; e observatório cultural. Situo-me no período posterior a 1996, ano de criação do Observatório das Actividades Culturais (OAC), extinto em 2013. Com base em análise de fontes documentais, concluo pela necessidade de uma maior atenção a esta infraestrutura pela tutela da cultura de modo a contribuir efetivamente para informar o desenho, implementação e avaliação de políticas culturais.

Palavras-chave : sociologia da cultura; políticas culturais; infraestrutura de pesquisa e informação; observatório da cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )