SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29A DECADE OF OLD AGE SOCIAL POLICIES IN PORTUGAL. TRAJECTORIES AND OPTIONS FROM 2006 TO 2015REDUCING INEQUALITIES IN THE FRAMEWORK OF THE UN 2030 AGENDA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


SOCIOLOGIA ON LINE

On-line version ISSN 1647-3337

Abstract

SILVA, Patrícia; MATOS, Alice Delerue  and  MARTINEZ-PECINO, Roberto. A IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA OS ADULTOS MAIS VELHOS QUE VIVEM SÓS. UM ESTUDO SOBRE OS PAÍSES DO SUL DA EUROPA. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2022, n.29, pp.38-53.  Epub Dec 19, 2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.2.

Em países com fortes tradições familialistas, os estudos científicos associam frequentemente a vida a solo, a sentimentos de solidão, que têm consequências negativas para o bem-estar de adultos mais velhos. Nas sociedades atuais, é inegável o papel desempenhado pela internet enquanto meio de comunicação. Tendo em conta este facto, visa-se analisar o papel que desempenha a internet na relação entre a vida a solo e a solidão, nos países do Sul da Europa. O presente estudo incide sobre uma amostra de 17228 indivíduos de 50+ anos, residentes em Portugal, Espanha, Itália e Grécia que foram inquiridos na vaga 6 do projeto Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe (SHARE). Conclui-se que os indivíduos mais velhos que vivem sós e utilizam a internet manifestam, com menos frequência, sentimentos de solidão que os seus pares (indivíduos do mesmo escalão etário). Os resultados deste estudo reforçam, pois, a importância de políticas que visem a inclusão digital.

Keywords : solidão; internet; viver só; 50+ anos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )