SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29UMA DÉCADA DE POLÍTICAS SOCIAIS DE VELHICE EM PORTUGAL. TRAJETÓRIAS E OPÇÕES DE 2006 A 2015REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DA AGENDA 2030 DA ONU índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


SOCIOLOGIA ON LINE

versão On-line ISSN 1647-3337

Resumo

SILVA, Patrícia; MATOS, Alice Delerue  e  MARTINEZ-PECINO, Roberto. A IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA OS ADULTOS MAIS VELHOS QUE VIVEM SÓS. UM ESTUDO SOBRE OS PAÍSES DO SUL DA EUROPA. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2022, n.29, pp.38-53.  Epub 19-Dez-2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.2.

Em países com fortes tradições familialistas, os estudos científicos associam frequentemente a vida a solo, a sentimentos de solidão, que têm consequências negativas para o bem-estar de adultos mais velhos. Nas sociedades atuais, é inegável o papel desempenhado pela internet enquanto meio de comunicação. Tendo em conta este facto, visa-se analisar o papel que desempenha a internet na relação entre a vida a solo e a solidão, nos países do Sul da Europa. O presente estudo incide sobre uma amostra de 17228 indivíduos de 50+ anos, residentes em Portugal, Espanha, Itália e Grécia que foram inquiridos na vaga 6 do projeto Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe (SHARE). Conclui-se que os indivíduos mais velhos que vivem sós e utilizam a internet manifestam, com menos frequência, sentimentos de solidão que os seus pares (indivíduos do mesmo escalão etário). Os resultados deste estudo reforçam, pois, a importância de políticas que visem a inclusão digital.

Palavras-chave : solidão; internet; viver só; 50+ anos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )