12 35Construcciones y performances II: los refugios de A. FramisLimitar, contener y proteger: tres funciones básicas de la piel y su representación en la escultura de Nora Aurrekoetxea 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista :Estúdio

 ISSN 1647-6158

PARAGUAI, Luisa. Habitar “vazios”: entre lugares e memórias de Alberto Bitar. []. , 12, 35, pp.109-117.   30--2021. ISSN 1647-6158.

O texto aborda o fotofilme “Vazios” (2012), composto por outros dois justapostos “Todo o Vazio” (2011) e “Qualquer Vazio” (2011), do artista brasileiro Alberto Bitar, enquanto um exercício poético sobre as dimensões do habitar no cotidiano. Entre o quadro estático e a sucessão de imagens, a fotografia e o filme, Bitar desequilibra a estabilidade das linguagens e usa a transversalidade como lógica operacional. Entre contração e distensão, o interior e o exterior, a narrativa evoca tempos vividos, que recuperam e acumulam o passado sobre o presente (Bergson, 1999) a partir de um arquivo imagético do artista, enquanto questiona as relações entre lugares e memórias, ficção e realidade.

: fotofilme; habitar; memórias.

        ·     · |     · ( pdf )