SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24THE FORMATION OF THE URBAN SPACE OF CONSELHEIRO LAFAIETE, MINAS GERAIS, BRAZILMITIGATION AND ENVIRONMENTAL COMPENSATION ACTIONS FOR THE IMPACTS CAUSED BY THE CONSTRUCTION OF BR-242/TO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

On-line version ISSN 2182-1267

Abstract

MARTINHA, CRISTIANA. A GEOGRAFIA NOS MESTRADOS EM ENSINO DE PORTUGUÊS E DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL. GOT [online]. 2022, n.24, pp.29-43.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2022.24.002.

No presente artigo é nosso objetivo analisar e discutir a presença da Geografia (na sua vertente científica e didática) nos planos de estudos do mestrado que habilita professores de 1.º ciclo e Português e História e Geografia do 2.º ciclo do ensino básico. Procedeu-se à consulta de todos os websites das instituições de ensino superior portuguesas que lecionam este curso, identificando e analisando as unidades curriculares diretamente ligadas à “Geografia” e à “Didática da Geografia”. Sendo esta uma habilitação que forma professores de História e Geografia de Portugal, torna-se relevante conhecer a presença da área da Geografia nestes cursos e discutir a pertinência do seu reforço. Pretende-se ainda aumentar o conhecimento em Portugal sobre a forma como a Geografia está presente nos cursos de formação de professores dos níveis iniciais de ensino, área essa de estudo ainda incipientemente desenvolvida em Portugal.

Keywords : Geografia; Formação de Professores; Geografia na Educação Básica; Didática da Geografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )