SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24A FORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE CONSELHEIRO LAFAIETE, MINAS GERAIS, BRASILAÇÕES DE MITIGAÇÃO E COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO DA BR-242/TO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

versão On-line ISSN 2182-1267

Resumo

MARTINHA, CRISTIANA. A GEOGRAFIA NOS MESTRADOS EM ENSINO DE PORTUGUÊS E DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL. GOT [online]. 2022, n.24, pp.29-43.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2022.24.002.

No presente artigo é nosso objetivo analisar e discutir a presença da Geografia (na sua vertente científica e didática) nos planos de estudos do mestrado que habilita professores de 1.º ciclo e Português e História e Geografia do 2.º ciclo do ensino básico. Procedeu-se à consulta de todos os websites das instituições de ensino superior portuguesas que lecionam este curso, identificando e analisando as unidades curriculares diretamente ligadas à “Geografia” e à “Didática da Geografia”. Sendo esta uma habilitação que forma professores de História e Geografia de Portugal, torna-se relevante conhecer a presença da área da Geografia nestes cursos e discutir a pertinência do seu reforço. Pretende-se ainda aumentar o conhecimento em Portugal sobre a forma como a Geografia está presente nos cursos de formação de professores dos níveis iniciais de ensino, área essa de estudo ainda incipientemente desenvolvida em Portugal.

Palavras-chave : Geografia; Formação de Professores; Geografia na Educação Básica; Didática da Geografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )