SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Perigos Físicos: Importância da sua Identificação para o Sistema de Segurança Alimentar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Nutrícias

versão On-line ISSN 2182-7230

Resumo

GRACA, Pedro; MATEUS, Maria Palma  e  LIMA, Rui Matias. O Conceito de Dieta Mediterrânica e a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas Portuguesas. Nutrícias [online]. 2013, n.19, pp.06-09. ISSN 2182-7230.

Perante o aumento dos casos de pré-obesidade e de obesidade nas últimas décadas e consequente aumento dos casos de doença crónica associada, motivo de invalidez precoce ou de significativa redução de esperança de vida, a aquisição de estilos de vida saudável desde a infância assume, cada vez mais, uma relevância extrema. Neste contexto, as escolas podem desempenhar um papel determinante, a par das famílias. O conceito de Dieta Mediterrânica integra uma forma de comer adequada, quer ponto de vista nutricional como do ponto de vista da sua produção alimentar, que é de proximidade e sazonal, de sustentabilidade ambiental, social e de protecção dos valores culturais. A multidimensionalidade deste conceito torna-o particularmente interessante como ferramenta integradora da pedagogia e acção para a promoção de hábitos alimentares saudáveis ao nível escolar. A promoção de hábitos alimentares saudáveis nas escolas deve passar, entre outros aspectos, por uma política clara que englobe a ligação entre e com a comunidade local produtora de alimentos, a oferta alimentar em ambiente escolar, os currículos escolares, o apoio técnico a uma alimentação saudável, o ambiente escolar e a capacidade dos espaços escolares e dos seus técnicos para incentivarem a preparação e o consumo de alimentos e refeições saudáveis. O reconhecimento da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO no dia 4 de Dezembro de 2013, e a necessidade de Portugal o salvaguardar no futuro, é uma oportunidade para que este conceito possa agora ser integrado de forma sinergética nos vários modelos de desenvolvimento nacional e regional, a começar pelo sector decisivo da educação.

Palavras-chave : Dieta Mediterrânica; Obesidade; Política alimentar; Ementas escolares; Programas de educação alimentar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons