SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número129Conflitos coletivos no trabalho em plataformas digitais: desafios à proteção da liberdade sindical no Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Crítica de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 2182-7435

Resumo

COSTA, Hermes Augusto; SOEIRO, José  e  MIRANDA FILHO, Vamberto. Sentidos, regulações e práticas de plataformização do trabalho em Portugal. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2022, n.129, pp.85-110.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.13957.

Este texto pretende contribuir para um melhor conhecimento sobre o paradigma do crowdsourcing, i.e., o recurso à subcontratação de indivíduos atomizados. Para tal, torna-se necessário identificar algumas das condicionantes que balizam o trabalho mediado por plataformas digitais, sistematizar as suas características e os processos em curso. Tais processos dialogam com lógicas reivindicativas e organizativas associadas a experiências e identidades concretas. Tendo por base a análise de documentos normativos, cadernos reivindicativos, manifestos e entrevistas a dirigentes de sindicatos e de movimentos de trabalhadores em plataformas digitais, o foco recai em motoristas TVDE e estafetas entregadores de comida. Argumenta-se que aqueles protagonistas de lutas recentes em Portugal veiculam identidades laborais distintas, num terreno onde processos regulatórios, agendas reivindicativas e formas de autoidentificação coletiva se confrontam e se influenciam reciprocamente.

Palavras-chave : estafetas; organização coletiva; plataformas digitais; regulação do trabalho; serviços de transporte TVDE.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )