SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Leiomioma metastático benigno (LMB) diagnosticado no contexto de carcinoma espinocelular oralUm Caso Grave de Pneumomediastino índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

PROENCA, F. B. et al. Trombectomia da Artéria Basilar através do Acesso Transbraquial num Paciente com Dissecção da Aorta. Acta Radiol Port [online]. 2020, vol.32, n.3, pp.25-28.  Epub 13-Jul-2021. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.20550.

A recanalização arterial para restaurar o fluxo sanguíneo de uma forma segura, eficaz e rápida é o objetivo principal no enfarte isquémico agudo, conseguindo melhorar os resultados clínicos. O benefício clínico da trombectomia endovascular (TEV) no AVC com oclusão de um grande vaso tem sido demonstrado e o acesso vascular mais comummente usado para este procedimento é o transfemoral. Quando este acesso não pode ser usado, métodos alternativos, como a via transbraquial ou radial, podem ser cruciais. Neste artigo descrevemos um caso clínico de um AVC da circulação posterior num paciente com dissecção tipo A e aneurisma da aorta, que foi tratado com sucesso com TEV emergente pela via transbraquial. Tendo em conta o uso crescente da TEV no tratamento do AVC agudo e a necessidade de iniciar o tratamento o mais rapidamente possível, é imperativo otimizar todos os métodos de acesso e focar em estudos futuros que avaliem acessos vasculares alternativos.

Palavras-chave : AVC; Artéria basilar; Dissecção da aorta;Trombectomia; Cateterização..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )