SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 issue7“The Pavillion of the Sea”: the Nau Portugal at the Portuguese World Exhibition (1940) or the woodcarving at the service of political scenography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos do Arquivo Municipal

On-line version ISSN 2183-2176

Abstract

MARQUES, Inês Maria Andrade. “Entalados” nas fachadas de Lisboa: Práticas escultóricas na construção de rendimento na década de 1950. O bairro de Alvalade. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2017, vol.ser2, n.7, pp.219-306. ISSN 2183-2176.

Na década de 1950, vulgarizou-se na cidade de Lisboa uma prática escultórica muito específica que caracterizou os chamados prédios de rendimento. Os “entalados”, tal como lhes chamou Keil do Amaral, eram esculturas ou relevos colocados em espaços relativamente pequenos, geralmente encimando as entradas principais dos edifícios. Embora muitas vezes realizadas por escultores com formação académica, estas obras tinham um estatuto ambíguo, entre a cantaria artística e a escultura. Por se considerarem elementos decorativos, iam povoando a cidade sem grande controlo dos poderes públicos, contrariamente à escultura e estatuária monumental. Considerando o conjunto de intervenções escultóricas existentes no bairro de Alvalade, este texto contextualiza o surgimento dos “entalados”, descreve esta prática escultórica - muito criticada por Keil e outros artistas e arquitetos modernos - e mostra, através de um caso concreto, como a sua presença colidiu por vezes também com as sensibilidades oficiais da época.

Keywords : Escultura integrada; Arte pública; Cantaria artística; Entalados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License