SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12PREVALÊNCIA DE DORES MUSCULARES E ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE AUDITIVA EM TRABALHADORES DE POSTOS DE COMBUSTÍVEISTIPOS DE LIDERANÇA E REPERCURSSÕES PARA A SAÚDE OCUPACIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versión impresa ISSN 2183-8453

Resumen

SANTOS, M; ALMEIDA, A  y  COSTA, T. RISCOS OCUPACIONAIS NA PRODUÇÃO LEGAL DE CANABIS. RPSO [online]. 2021, vol.12, pp.206-215.  Epub 25-Mar-2022. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.14.08.2021.

Introdução/ enquadramento/ objetivos

O cânhamo é uma variedade da Canabis Sativa, que contém pequenas quantidades de tetrahidrocanabinol; este é o princípio ativo mais relevante, com efeitos agudos e crónicos para os consumidores. Contudo, as consequências da exposição ocupacional não estão devidamente estudadas (quer na fase da colheita, quer na extração química).

A legalização progressiva relativa ao consumo medicinal ou até recreativo, em alguns países, tem vindo a expandir o setor que emprega cada vez mais funcionários. Pretende-se com esta revisão resumir o que de mais recente e pertinente se publicou sobre o tema.

Metodologia

Trata-se de uma Revisão Bibliográfica, iniciada através de uma pesquisa realizada em junho de 2021 nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e RCAAP”.

Conteúdo

As publicações selecionadas destacam como principais Fatores de Risco alguns agentes químicos e biológicos, bem como radiação ultravioleta, desconforto térmico, eventual contato com a eletricidade, ruido, corte, cargas, movimentos repetitivos e quedas. Em alguns documentos também se encontraram recomendações relativas a Medidas de Proteção Coletiva e Individuais.

Discussão e Conclusões

Os dados publicados incidem mais nos conhecimentos existentes para outros setores profissionais onde existem Fatores de Risco equivalentes, do que propriamente de investigação robusta no próprio setor. Seria muito relevante que as equipas de Saúde Ocupacional, com clientes nesta área, investigassem os aspetos mais relevantes e os divulgassem em artigos científicos.

Palabras clave : canábis; marijuana; haxixe; saúde ocupacional e medicina do trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )