SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número32Destination Portugal”: duas visões de “gringo” sobre um país, um regime e umas férias bem passadas (1967 - 1972).Pedagogia do piano e atividade de concerto de A. Siloti no contexto da educação musical nos EUA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

versión impresa ISSN 2184-0180versión On-line ISSN 1646-9054

Resumen

BEREHOVSKA, Khrystyna et al. O problema das influências na arte monumental do artista ucraniano-americano S. Hordynskyi. Revista Convergências [online]. 2023, vol.16, n.32, pp.81-94.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.32.237.

Este estudo explora o papel do artista ucraniano-americano S. Hordynskyi na evolução da arte monumental, com ênfase nas origens culturais e históricas da nação ucraniana na história da arte mundial. Empregando métodos como análise, síntese, comparação, dedução, histórico e generalização, a pesquisa investiga as contribuições de Hordynskyi e o contexto mais amplo da história da arte ucraniana. Os resultados indicam que Hordynskyi combinou de forma única as tradições bizantinas e renascentistas em sua arte monumental, desenvolvendo um estilo que enfatizava uma percepção distinta do sagrado. Além disso, o "Boichukismo" surgiu como uma ideia conceitual central que moldou seu trabalho. Concluindo, a ascensão da arte e da cultura ucranianas na arena global é influenciada pela dinâmica socioeconômica e política, com as contribuições artísticas singulares de Hordynskyi desempenhando um papel fundamental nesse renascimento, oferecendo percepções valiosas para artistas contemporâneos em todo o mundo.

Palabras clave : criatividade; pintura; tradições; neo-bizantino; iconografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )