SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Visuais Para Tecnologia Emancipatória: Um Estudo de Caso Sobre a Cocriação de uma Linguagem Visual Para Combater a Violência de Género Online no Twitter Indiano índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Vista. Revista de Cultura Visual

versão On-line ISSN 2184-1284

Resumo

LAMARTINE, Camila  e  CERQUEIRA, Carla. Entre Ciberfeminismo e Artivismo: Feminismo em Portugal no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Vista [online]. 2023, n.11, e023005.  Epub 30-Jul-2023. ISSN 2184-1284.  https://doi.org/10.21814/vista.4460.

A modalidade visual é um recurso imprescindível para as ciberfeministas desde a sua origem. A união entre o artivismo e o movimento feminista visa descolonizar os saberes artísticos e exclusivistas, além de propiciar visibilidade às temáticas das mulheres, especialmente em relação às múltiplas formas de violência de género. Assim, este artigo tem como principal objetivo perceber de que forma as ciberfeministas recorreram ao artivismo feminista para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, em 2021, em Portugal. Recorrendo a análise de conteúdo, observamos as publicações do Instagram de 10 associações e coletivos feministas portugueses no dia 25 de novembro, separando os dados em intervenções online e offline, na constatação de que o ciberfeminismo articula fronteiras que interconectam esses espaços de forma permanente. Destacamos que o artivismo opera no atual movimento feminista português como uma ferramenta estratégica e política para disseminação e propagação do ciberfeminismo.

Palavras-chave : ciberfeminismo; artivismo; Instagram; violência de género; Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )