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Revista de Investigação & Inovação em Saúde

versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791

Resumo

PRINCIPE, Fernanda et al. Automedicação nos estudantes do ensino superior da saúde. RIIS [online]. 2020, vol.3, n.2, pp.21-28.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 2184-1578.  https://doi.org/10.37914/riis.v3i2.82.

Enquadramento:

a automedicação envolve o uso de medicamentos para tratar distúrbios ou sintomas autodiagnosticados, ou o uso intermitente ou continuado de medicação prescrita por um médico para tratamento crónico ou doenças ou sintomas recorrentes.

Objetivos:

caraterizar a prática da automedicação nos estudantes do ensino superior da saúde.

Metodologia:

estudo quantitativo e descritivo. Amostra constituída por 301 estudantes. Recolha de dados com recurso a questionário e análise de dados efetuada através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).

Resultados:

verifica-se automedicação em 93,4% dos estudantes do ensino superior saúde. Os sinais e sintomas mais frequentes foram as cefaleias (29,8%), dismenorreia (13,5%) e febre (9,9%). Os medicamentos mais utilizados foram os analgésicos/antipiréticos (34,6%), os anti-inflamatórios (29,2%), vitaminas e sais minerais (7,4%).

Conclusão:

a automedicação entre os estudantes do ensino superior é elevada, pelo que é fulcral abordar esta problemática ao longo do curso de forma a minimizar os riscos associados a este consumo.

Palavras-chave : automedicação; estudantes; ensino superior.

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