SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Arte e ensino médico: o olhar de docentes de medicina de uma instituição públicaEm Busca da Interdisciplinaridade nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação: Um Estudo Regional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

FELIX, Glades Tereza; PINHO, Isabel  e  BERTOLIN, Júlio Cesar Godoy. Avaliação de estágios acadêmicos: Um indicador de análise qualitativa. NTQR [online]. 2022, vol.12, e601.  Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e601.

Este estudo de caso resgata uma parte de um Programa de avaliação participativa, de natureza qualitativa e descritiva ancorada na metodologia da Avaliação Institucional Participativa (AIP). A questão de investigação que se pretende responder é: Como a investigação qualitativa pode contribuir para construir instrumentos de avaliação institucional e identificar indicadores relevantes? Para este caso de estudo foram definidos os seguintes objetivos: construir instrumentos de avaliação de qualidade das práticas nos estágios académicos; e identificar indicadores qualitativos relevantes para capturar os aspetos positivos e negativos dessas práticas. Foram aplicados em 2015 e 2017 questionários, simultâneos, aos estudantes-estagiários e, às instituições em convénio que ofertaram os estágios (os gestores das escolas). As respetivas avaliações se desenvolveram em quatro etapas: sensibilização, implementação, resultados e meta avaliação e buscou responder sobre a relação de compatibilidade do SINAES com a implementação desse processo. Para o tratamento das questões qualitativas, utilizou-se o software NVIVO 11 e a técnica Análise de conteúdo. Conclui-se que foi uma avaliação inovadora, que representou uma complementaridade ao SINAES. Por outro lado, a metodologia qualitativa nos possibilitou obter um rico diagnóstico, identificando pontos fracos a melhorar e valorizando os pontos fortes que podem contribuir para aprimorar a qualidade da formação dos futuros professores, constituindo-se, assim num indicador qualitativo para as mudanças a implementar.

Palavras-chave : Pesquisa qualitativa; Avaliação participativa; SINAES; Estágios académicos; Análise de Conteúdo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )