SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Transition of care: Nurses' perception in an emergency servisseInterprofessionalism and teamwork: A necessary (re)construction during the health education process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

BAIXINHO, Cristina Lavareda et al. Integração em projetos na educação em enfermagem para translação de conhecimento: Um estudo qualitativo. NTQR [online]. 2022, vol.13, e687.  Epub Sep 08, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e687.

Introdução: pela sua importância para o processo de ensino-aprendizagem, a supervisão de enfermagem, durante o ensino clínico, não pode ser desvalorizada, mesmo numa situação complexa como a da infeção pelo SARS-CoV-2, pelo risco de comprometimento do processo de socialização, ensino e avaliação dos estudantes, dificultando a integração da teoria na prática. Objetivo: compreender se a participação em atividades extracurriculares, que envolvem a parceria entre a escola de enfermagem e o hospital, promovem a integração dos estudantes de enfermagem nos serviços onde decorrem os ensinos clínicos. Método: estudo qualitativo. Os participantes são 13 enfermeiros, envolvidos num projeto de translação de conhecimento para a clínica, no último semestre da licenciatura. Dados colhidos por entrevista semiestruturada entre dezembro de 2020 e abril de 2021. A análise de conteúdo dos achados foi suportada por software. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: emergiram as categorias: Integração e participação; Motivação; Trabalho colaborativo e Pertença. O sentimento de pertença surge progressivamente com a integração, oportunidades de participação e trabalho colaborativo com os clínicos em torno de um objetivo que é comum a todos - o projeto de translação do conhecimento que decorre no serviço. Conclusões: a existência de uma atividade extracurricular, com envolvimento de investigadores, professores, clínicos e estudantes e com objetivos comuns a todos, facilita a integração, aumenta a participação no serviço, gera oportunidades de aprendizagem, tanto no projeto, como no ensino clínico, permite trabalho colaborativo, motivando o estudante, criando uma sensação de sucesso e levando-o a sentir que pertence ao serviço.

Keywords : Estágio Clinico; Integração; Sentimento de Pertença; Educação; Enfermagem..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )