SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Percepção de acadêmicas do curso de estética e cosmética sobre a gordofobiaAlterações cognitivas e de memória na COVID-19: Revisão Integrativa da Literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

QUEIROZ, Daniele Carmo; VERAS, Renata Meira; GENONADIO, Ananda  e  FILHO, Adailton Alves da Costa. A população em situação de rua: As estratégias de planejamento intersetorial para o cuidado em saúde. NTQR [online]. 2022, vol.13, e707.  Epub 08-Set-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e707.

Introdução A população em situação de rua (PSR) se caracteriza por ser um grupo heterogêneo sem domicílio permanente que pernoita em logradouros públicos ou unidades de acolhimento provisórios. Nas últimas décadas essa população vem aumentando gradativamente, tornando-se urgente a criação de políticas públicas voltadas para esse segmento. Nesse sentido, questiona-se quais as orientações teórico-metodológicas utilizadas nas produções científicas acerca da PSR. Objetivo: Esse artigo tem como objetivo analisar a produção científica existente acerca dos programas e projetos desenvolvidos com a população em situação de rua. Método: Foi realizado a partir de uma revisão sistemática de literatura realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), com a utilização dos descritores e operadores booleanos (em maiúsculo): população de rua AND projeto. Resultados: Com base na análise dos 10 artigos selecionados, os resultados foram organizados e apresentados em três categorias: assistência social, cuidados em saúde e gestão pública da política. Conclusões: Assim, percebeu-se uma tendência em enfatizar a necessidade de políticas assistencialistas e o cuidado à saúde dessa população, incluindo as pessoas trans e as gestantes. A intersetorialidade foi, marcadamente, a estratégia apontada como diretriz política necessária para o planejamento de programas e projetos voltados para a PSR. Os resultados desse estudo indicam, portanto, para a necessidade de aumentar a produção científica acerca dessa população, assim como para a criação de políticas públicas intersetoriais que extrapolem as ações de assistencialismo, visando a promoção da saúde e qualidade de vida desses cidadãos.

Palavras-chave : População em situação de rua; Programas; Saúde; Intersetorialidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )