SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Gender vulnerability in the face of challenges faced in the COVID-19 pandemicHybrid Ethnography for studying Breastfeeding: A proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

SOUZA, Vagner et al. Análise das crenças sobre a adesão às vacinas contra a Covid-19 em um grupo de jovens Brasileiros. NTQR [online]. 2022, vol.14, e614.  Epub Aug 01, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.14.2022.e614.

Introdução: No contexto da pandemia da COVID-19, além dos problemas relativos à saúde pública, destaca-se também um cenário de desordem informacional, marcado por disputas ideológicas e informações falsas sobre a vacina. Objetivo: o presente artigo buscou analisar as crenças de jovens brasileiros sobre a adesão às vacinas contra a COVID-19. Como referencial teórico utilizou-se a Teoria da Ação Planejada (TAP). Método: A pesquisa contou com a participação de 36 pessoas, com idades entre 19 e 29 anos (Média = 21,66; DP = 1,99), recrutadas por redes de contatos. Como instrumento de coleta de dados, contou-se com um formulário eletrônico, composto por 28 questões, 13 relacionadas aos aspectos sociodemográficos e 15 sobre o que pensam a respeito da adesão às vacinas contra COVID-19. Para organizar e analisar os dados foi utilizado o software Iramuteq através das técnicas de nuvem de palavras e análise de similitude. Resultados: Os principais resultados demonstraram que os termos "esperança", "necessário", "sonho" e "maravilhoso" apresentaram uma elevada frequência, ou seja, foram alocados como palavras centrais nas narrativas dos jovens. Ademais, foi possível observar uma articulação entre os termos "vacina", "vírus", "morte", "normal", "ciência" e "informação", indicando que a maioria dos respondentes adere à vacinação contra a COVID-19 e avalia essa medida de prevenção como uma estratégia necessária para a promoção da saúde. Por outro lado, a crença relativa ao receio dos efeitos colaterais da vacina também foi evocada pelos participantes. Conclusão: A amostra revelou que mesmo diante do negacionismo em relação à acinação no Brasil, os participantes da pesquisa demonstraram crenças favoráveis sobre a imunização contra a COVID-19, estando entre as principais justificativas, a sensação de esperança de um futuro melhor e da possibilidade de garantia dos direitos da população.

Keywords : Saúde; COVID-19; Crenças; Vacinas; IRaMuTeQ..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )