SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14A vulnerabilidade de gênero frente aos desafios enfrentados na pandemia de COVID-19Una propuesta de Etnografía Híbrida para el estudio de la Lactancia Materna índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

SOUZA, Vagner et al. Análise das crenças sobre a adesão às vacinas contra a Covid-19 em um grupo de jovens Brasileiros. NTQR [online]. 2022, vol.14, e614.  Epub 01-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.14.2022.e614.

Introdução: No contexto da pandemia da COVID-19, além dos problemas relativos à saúde pública, destaca-se também um cenário de desordem informacional, marcado por disputas ideológicas e informações falsas sobre a vacina. Objetivo: o presente artigo buscou analisar as crenças de jovens brasileiros sobre a adesão às vacinas contra a COVID-19. Como referencial teórico utilizou-se a Teoria da Ação Planejada (TAP). Método: A pesquisa contou com a participação de 36 pessoas, com idades entre 19 e 29 anos (Média = 21,66; DP = 1,99), recrutadas por redes de contatos. Como instrumento de coleta de dados, contou-se com um formulário eletrônico, composto por 28 questões, 13 relacionadas aos aspectos sociodemográficos e 15 sobre o que pensam a respeito da adesão às vacinas contra COVID-19. Para organizar e analisar os dados foi utilizado o software Iramuteq através das técnicas de nuvem de palavras e análise de similitude. Resultados: Os principais resultados demonstraram que os termos "esperança", "necessário", "sonho" e "maravilhoso" apresentaram uma elevada frequência, ou seja, foram alocados como palavras centrais nas narrativas dos jovens. Ademais, foi possível observar uma articulação entre os termos "vacina", "vírus", "morte", "normal", "ciência" e "informação", indicando que a maioria dos respondentes adere à vacinação contra a COVID-19 e avalia essa medida de prevenção como uma estratégia necessária para a promoção da saúde. Por outro lado, a crença relativa ao receio dos efeitos colaterais da vacina também foi evocada pelos participantes. Conclusão: A amostra revelou que mesmo diante do negacionismo em relação à acinação no Brasil, os participantes da pesquisa demonstraram crenças favoráveis sobre a imunização contra a COVID-19, estando entre as principais justificativas, a sensação de esperança de um futuro melhor e da possibilidade de garantia dos direitos da população.

Palavras-chave : Saúde; COVID-19; Crenças; Vacinas; IRaMuTeQ..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )