SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Una propuesta de Etnografía Híbrida para el estudio de la Lactancia MaternaTransformações das práticas e percepções do graffiti nas cidades: de transgressão urbana a arte comercializada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

ANTUNES,, Ana Pereira; BUNDALEVSKA,, Irena Avirovic  e  RUDOLOVIC,, Makedonka. Competências dos profissionais de apoio à família: Contributos de uma revisão de livros e manuais. NTQR [online]. 2022, vol.14, e622.  Epub 01-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.14.2022.e622.

Os serviços de apoio à família caracterizam-se por uma multiplicidade de profissionais oriundos de formação diferenciada, não estando claramente definidas as competências requeridas. O objetivo principal do presente trabalho foi sistematizar as competências dos profissionais no trabalho de apoio à família que se retratam em livros e manuais. Adotaram-se os procedimentos de uma revisão sistemática da literatura e consultaram-se algumas bases de dados online (Scientific Online Knowledge Library de Portugal; Google books; Macedonian National Library; e JSTOR digital library dos Estados Unidos). Os descritores principais incluíam livros e manuais publicados apenas em inglês, entre 1995 e 2020. Selecionaram-se 48 livros e manuais com conteúdos relacionados com as competências profissionais no apoio à família. Procedeu-se a uma análise dos mesmos considerando categorias definidas a priori (Data de publicação, Editora, Editor(es), Manual/Título do Livro), e categorias emergentes dos materiais e definidas a posteriori (Assunto; Pesquisa e prática; Pesquisa e prática; Desenvolvimento do conhecimento; Avaliação; e Intervenção). Os principais temas das publicações remetiam para a Saúde Mental, a Psicologia e o Serviço Social, e os principais conteúdos específicos estavam relacionados com o Desenvolvimento do Conhecimento, a Intervenção, a Pesquisa e prática, e a Avaliação. Poucos livros eram especificamente dedicados ao desenvolvimento de competências dos trabalhadores no apoio à família. Muitos dos livros não estavam disponíveis online e isso constitui uma limitação deste estudo, não se podendo generalizar os resultados. Os livros/manuais selecionados evidenciaram a ausência de diretrizes padronizadas para as competências dos profissionais no trabalho de apoio familiar pelo que mais pesquisas e trabalhos são necessários.

Palavras-chave : Apoio à família; Competências profissionais; Revisão da literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )