SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Competências dos profissionais de apoio à família: Contributos de uma revisão de livros e manuaisAportaciones a la investigación cualitativa: Estudio en el diseño de Bunge, Maxwell y Flick índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

BASTOS,, Raquel da Silva; GUIMARAES,, Sávio Tadeu  e  DOCAMPO,, Manuel Garcia. Transformações das práticas e percepções do graffiti nas cidades: de transgressão urbana a arte comercializada. NTQR [online]. 2022, vol.14, e623.  Epub 01-Ago-2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.14.2022.e623.

O presente estudo tem como foco de análise a expressão artístico-cultural do graffiti abordado a partir de uma pesquisa iniciada na cidade de Brasília. Entre os objetivos se destaca a busca por assimilações dessa modalidade de expressão nas cidades, nos espaços públicos de suas paisagens urbanas e, mais recentemente, em ambiências privadas. Como método da abordagem qualitativa adotada na condução do estudo, foi sistematizada uma diretriz investigativa que, inicialmente, perpassou ao referencial teórico utilizado sobre o objeto temático uma identificação e categorização de três grupos sociais distintos no que se refere à sua relação com as intervenções realizadas no espaço público e privado por meio das expressões em graffiti; em seguida, foi elaborado um instrumento misto, voltado às assimilações do graffiti por parte dos três grupos de atores sociais em questão e, por fim, a aplicação dessa ferramenta e a posterior análise de seus dados amparada no aporte teórico inicialmente utilizado permitiram o alcance de resultados esperados, como a identificação de similaridades e distinções no que diz respeito à assimilação do graffiti pelos sujeitos participantes da pesquisa. Além das reflexões vinculadas tanto à literatura especializada sobre a temática do graffiti quanto à sua normativa em nossa localidade de estudo, consideramos ter sido também substancial para o direcionamento da investigação as reflexões complementares que pudemos acrescer ao estudo por meio das respostas do público participante. Estas nos permitiram ultrapassar a objetividade de um estudo sobre o tema na atualidade ou em uma localidade e percebê-lo a partir das nuances subjetivas dos grupos de atores que, de algum modo, transformam e são transformados por esse campo e que foram sensíveis à atenção a eles solicitada sob circunstâncias tão específicas e difíceis como as vivenciadas por todos desde 2020.

Palavras-chave : Graffiti; arte urbana; investigação qualitativa; atores sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )