SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Dimensión Psicológica de los Estilos de Vida, en Adultos Mayores de Perú: Una Mirada desde las Vivencias y la CaracterizaciónAtenção Primária à Saúde Diante da Violência contra a Mulher: Revisão Integrativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


New Trends in Qualitative Research

versão On-line ISSN 2184-7770

Resumo

BRASIL, Christina César Praça et al. Abordagens e Características Metodológicas dos Estudos Qualitativos sobre Saúde Vocal do Professor: Revisão Integrativa. NTQR [online]. 2023, vol.18, e892.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e892.

A maior parte dos distúrbios ocupacionais da voz são de natureza funcional. O esforço vocal excessivo e prolongado pode levar ao desenvolvimento de alterações crônicas. A grande quantidade de informações científicas produzidas e veiculadas na área da saúde vocal requer dos especialistas um olhar atento às melhores evidências que auxiliam na resolubilidade ou amenização do problema. Objetivos: Investigar os principais temas e abordagens metodológicas dos estudos qualitativos sobre saúde vocal do professor. Métodos: Revisão integrativa realizada nas principais bases e portais de dados da saúde, seguindo as etapas: escolha do tema e elaboração da pergunta norteadora; critérios de elegibilidade dos artigos para inclusão e exclusão; estratégia de busca, seleção de estudos e extração de dados; análise dos dados coletados. A pergunta norteadora foi: “Quais os principais assuntos abordados e características metodológicas das pesquisas qualitativas que versam sobre a saúde vocal dos professores publicadas de janeiro de 2012 a dezembro de 2022?” Resultados: Identificaram-se 364 estudos, com a inclusão de 21 para análise. Os principais objetivos das investigações selecionadas referem-se a percepções de professores ou profissionais de saúde sobre: propostas de intervenção e promoção da saúde vocal; fatores que interferem na saúde vocal; associação entre saúde vocal e trabalho; associação entre saúde vocal e qualidade de vida; avaliação de tecnologia voltada à saúde vocal; e atuação do fonoaudiólogo na saúde vocal do professor. Entrevistas semiestruturadas foram as estratégias mais utilizadas para a coleta, e a análise de conteúdo, para a análise e organização dos dados. Observaram-se alguns artigos com abordagem mista. Conclusões: Este artigo auxilia na ampliação do conhecimento sobre estudos qualitativos na área de saúde vocal do professor, evidenciando suas características e fortalecendo a associação entre teoria e prática, o que contribui para a tomada de decisão e a aplicação das melhores práticas no cuidado à saúde.

Palavras-chave : Saúde Vocal; Professor; Pesquisa Qualitativa; Revisão Sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )