SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Hemochromatosis and Xeroderma Pigmentosum: Two (Un)Suspicious NeighborsDiagnosis of MALT Lymphoma from Surveillance Endoscopy of a Patient with a CDH1 Gene Germline Mutation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545

Abstract

JOAO, Mafalda et al. Apresentação atípica de lipoma do cólon: uma visão endoscópica mais profunda como alternativa à cirurgia. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.1, pp.45-50.  Epub July 19, 2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000513967.

Introdução:

Os lipomas do cólon são tumores mesenquimatosos comuns. Frequentemente são assintomáticos e diagnosticados, incidentalmente, em exames endoscópicos e imagiológicos. O diagnóstico histológico, resseção e vigilância não costumam ser necessários devido aos achados endoscópicos e imagiológicos típicos e à sua natureza benigna.

Caso clínico:

Uma mulher de 61 anos com contraindicação relativa para cirurgia abdominal recorreu ao serviço de urgência por quadro clínico de suboclusão intestinal e hemorragia digestiva baixa. A colonoscopia, realizada um mês antes, demonstrava uma lesão polipoide com área de necrose e ulceração a ocupar o lúmen do cólon ascendente proximal, com estudo histológico inconclusivo. Foi efetuada uma tomografia computorizada abdominopélvica com contraste intravenoso que revelou uma invaginação ceco-cólica de uma massa heterogénea. Optou-se por uma abordagem conservadora com remissão clínica. A colonoscopia de revisão diferida mostrou, na mesma localização, uma lesão subepitelial de menores dimensões, atípica, sem ulceração ou necrose. Com uma faca-agulha de pré-corte foi efetuada uma incisão única e profunda que permitiu a colheita direta de material usando uma pinça de biopsias standard através da técnica denominada biopsia por faca-agulha de pré-corte de incisão única. A análise histológica foi compatível com lipoma submucoso. Cerca de 18 meses após o episódio a doente permanece assintomática.

Discussão/Conclusão:

As complicações do lipoma do cólon são raras e podem levar a um diagnóstico erróneo, geralmente tratado cirurgicamente. Uma abordagem conservadora inicial e um procedimento endoscópico minimamente invasivo permitiram o diagnóstico definitivo, evitando a morbilidade e mortalidade associadas a uma intervenção cirúrgica major numa doente de alto risco.

Keywords : Lipoma do cólon; Invaginação; Biopsia por faca-agulha de pré-corte de incisão única.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )