SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Hemocromatose e Xeroderma Pigmentosum: dois vizinhos (in)suspeitosDiagnóstico de um linfoma MALT numa endoscopia de vigilância de um doente com mutação germinativa do gene CDH1 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

JOAO, Mafalda et al. Apresentação atípica de lipoma do cólon: uma visão endoscópica mais profunda como alternativa à cirurgia. GE Port J Gastroenterol [online]. 2022, vol.29, n.1, pp.45-50.  Epub 19-Jul-2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000513967.

Introdução:

Os lipomas do cólon são tumores mesenquimatosos comuns. Frequentemente são assintomáticos e diagnosticados, incidentalmente, em exames endoscópicos e imagiológicos. O diagnóstico histológico, resseção e vigilância não costumam ser necessários devido aos achados endoscópicos e imagiológicos típicos e à sua natureza benigna.

Caso clínico:

Uma mulher de 61 anos com contraindicação relativa para cirurgia abdominal recorreu ao serviço de urgência por quadro clínico de suboclusão intestinal e hemorragia digestiva baixa. A colonoscopia, realizada um mês antes, demonstrava uma lesão polipoide com área de necrose e ulceração a ocupar o lúmen do cólon ascendente proximal, com estudo histológico inconclusivo. Foi efetuada uma tomografia computorizada abdominopélvica com contraste intravenoso que revelou uma invaginação ceco-cólica de uma massa heterogénea. Optou-se por uma abordagem conservadora com remissão clínica. A colonoscopia de revisão diferida mostrou, na mesma localização, uma lesão subepitelial de menores dimensões, atípica, sem ulceração ou necrose. Com uma faca-agulha de pré-corte foi efetuada uma incisão única e profunda que permitiu a colheita direta de material usando uma pinça de biopsias standard através da técnica denominada biopsia por faca-agulha de pré-corte de incisão única. A análise histológica foi compatível com lipoma submucoso. Cerca de 18 meses após o episódio a doente permanece assintomática.

Discussão/Conclusão:

As complicações do lipoma do cólon são raras e podem levar a um diagnóstico erróneo, geralmente tratado cirurgicamente. Uma abordagem conservadora inicial e um procedimento endoscópico minimamente invasivo permitiram o diagnóstico definitivo, evitando a morbilidade e mortalidade associadas a uma intervenção cirúrgica major numa doente de alto risco.

Palavras-chave : Lipoma do cólon; Invaginação; Biopsia por faca-agulha de pré-corte de incisão única.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )