SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Children and Adolescents during the COVID-19 Pandemic: Analysis of Some Protection Aspects of 10 Latin American and Caribbean CountriesInstruments for Assessing Loneliness in Older People in Portugal: A Scoping Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Portuguese Journal of Public Health

Print version ISSN 2504-3137On-line version ISSN 2504-3145

Abstract

FRąCZEK, Sylwia  and  FERREIRA, Lara Noronha. Carga Psicológica, Social e Económica da COVID-19: Uma Comparação Entre Jovens Adultos Polacos e Portugueses. Port J Public Health [online]. 2023, vol.41, n.1, pp.34-44.  Epub Apr 30, 2023. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000530673.

Introdução:

A pandemia de COVID-19 afetou todas as sociedades, e os seus efeitos estão relacionados não só com a saúde física, mas também com a saúde mental, relações sociais, e a situação económica da população mundial. Esta investigação visa estudar as perceções de alterações durante a pandemia na saúde mental, na situação económica e nas relações sociais entre jovens adultos polacos e portugueses. Este estudo pretende também avaliar a perceção da alteração durante a pandemia da qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS) entre jovens adultos polacos e portugueses.

Métodos:

Uma amostra de jovens adultos (18-29 anos) Polacos (n = 330) e Portugueses (n = 189) preencheu um questionário online composto pelo EQ-5D-5L, algumas perguntas do questionário SHARE COVID-19 relativas à saúde mental, relações sociais e situação económica, bem como características sociodemográficas. Foi realizada uma análise descritiva e aplicados testes do Qui-quadrado, o teste t de Student e o teste exato de Fisher para estudar a existência de diferenças entre polacos e portugueses.

Resultados:

Quase dois anos depois do início da pandemia, os respondentes polacos e portugueses relatam um nível percebido QVRS mais baixo em comparação com o período antes da pandemia. Tanto os inquiridos polacos, como os portugueses reportaram um aumento percebido em problemas de sono e na solidão. Os respondentes de ambos os países reportaram uma diminuição percebida da frequência de encontros com outras pessoas e uma deterioração percebida da sua situação económica.

Conclusão:

Os resultados indicam quais são os fatores que estão a contribuir para o agravamento da situação geral de vida dos inquiridos e mostram que os governos e as autoridades sanitárias devem, para além das consequências médicas do vírus, tomar as medidas necessárias para mitigar as suas consequências a longo prazo. As autoridades devem ainda prestar especial atenção ao grupo de jovens adultos que, nestes tempos de incerteza, estão a tentar tomar as decisões mais importantes para o seu desenvolvimento.

Keywords : COVID-19; EQ-5D-5L; Qualidade de vida relacionada com a saúde; Saúde mental; Situação económica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )