SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue13Virulence, ligninolytic enzymes and metabolic profile of cryphonectria parasitica virulent and hypovirulent strains converted by CHV1 hypovirus. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Mill  no.13 Viseu Dec. 2020  Epub Dec 31, 2020

 

Articles

Editorial Millenium 13

Madalena Cunha1 

José Luís Abrantes1 

Maria João Amante1 

Paula Correia1 

Paula Santos1 

1 Equipa Editorial, Millenium, Portugal.


A construção do conhecimento científico compreende a sua descoberta e a sua justificação. Alicerçada na aplicação de procedimentos metodológicos rigorosos, a ciência é produzida a partir de pesquisas feitas por investigadores motivados por factos-problema, orientados pela observação, experimentação, demonstração e crítica. A revista Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health apresenta-se como um meio de difusão deste conhecimento, proporcionando a toda a comunidade científica e técnica a possibilidade de divulgação de estudos fiáveis, resultados, ideias e teorias baseados em estudos criteriosos e evidências empíricas.

Nesta edição, a revista Millenium proporciona a possibilidade de aprofundamento de vários assuntos científicos e técnicos no domínio das ciências agrárias, alimentares e veterinárias, das ciências da vida e saúde, da educação e desenvolvimento social.

Na área das Ciências Agrárias, Alimentares e Veterinárias, o artigo “Virulência, enzimas lenhinolíticas e perfil metabólico de Cryphonectria parasitica em estirpes virulentas e hipovirulentas 11 convertidas por CHV1 hipovirus” pretende compreender o efeito do hipovírus na virulência e metabolismo do fungo, concluindo que alguns grupos de substratos foram mais consumidos por isolados hipovirulentos, abrindo novas perspetivas para entender o processo biológico usado pelo hipovírus. No segundo artigo desta secção, intitulado “Inseminação artificial a tempo fixo em bovinos explorados em sistema extensivo” emerge como objetivo a melhoria da performance reprodutiva em bovinos de carne, utilizando a inseminação artificial a tempo fixo (IATF) permitindo melhorar a taxa de gestação de 55% em 2018 e 2019. Completam a secção os artigos “Efeito dos resíduos extrativos de Sargaço na germinação de sementes” e “Desenvolvimento e estabilidade de um gel anti-idade com extracto hidroalcoólico de Salvia sp.”, os quais têm como objetivos, respetivamente: avaliar o potencial de germinação de sementes utilizando o subproduto do processo da extração aquosa de Sargaço, o substrato extrativo de macroalgas; desenvolvimento e avaliação de várias formulações de géis com incorporação de óleos essenciais de S. officinalis e S. elegans. As conclusões dos respetivos estudos documentam que os resíduos lavados do Sargaço têm potencial para estimular a germinação das sementes; os géis com extrato hidroalcoólico nas concentrações de 5%, 2,5% e 1,25% de S. officinalis e S. elegans apresentaram boa estabilidade.

Na secção das Ciências da Vida e da Saúde, através da leitura e análise de três trabalhos: “A representação social da enfermagem e do ser enfermeiro: perspetiva dos estudantes de enfermagem e dos tutores”, “Adolescentes cegas: percepções sobre a sua sexualidade”, e “Fatores de risco de desnutrição na pessoa idosa: uma revisão sistemática”, existe a possibilidade de aprofundamento dos conhecimentos dos nossos leitores em diversos níveis e perspetivas. No primeiro trabalho pode compreender-se a representação social da disciplina e profissão de Enfermagem pelos estudantes e tutores do curso de licenciatura em Enfermagem, que no caso dos estudantes se modifica ao longo do curso em consequência da relação supervisiva com os enfermeiros tutores e no caso dos tutores a representação social é mais estruturada do que a dos estudantes, em virtude das suas vivências académicas e profissionais; no segundo identificam-se as percepções das adolescentes com deficiência visual acerca da sua sexualidade, apresentando estas meninas as mesmas características de desenvolvimento da sexualidade das demais, embora possuam características próprias; e, por último, no terceiro trabalho são identificados os fatores de risco que concorrem para a desnutrição na pessoa idosa, sendo necessário reforçar e promover uma intervenção multidimensional e multidisciplinar que dê resposta à condição de saúde destas pessoas.

Por último, na secção Educação e Desenvolvimento Social, são apresentados dois artigos, “Instrumentos de educação alimentar e nutricional para crianças em idade pré-escolar: necessidades e desafios atuais” e “Alterações dinâmicas do pavimento pélvico em atletas de elite de diferentes desportos”. O primeiro trabalho pretende compreender o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, descrevendo os instrumentos de educação alimentar e nutricional mais utilizados e o seu possível impacto nos conhecimentos e comportamento alimentar, devendo ser potenciadores de momentos lúdicos e significativos de aprendizagem. O segundo artigo descreve as alterações dinâmicas no pavimento pélvico (PP) em atletas de elite, aportando existirem diferenças mínimas nos parâmetros avaliados.

Analisando o conteúdo deste número da revista constata-se que, mais uma vez, a Millenium contribui para o aprofundamento do conhecimento científico em diversas áreas disciplinares, proporcionado uma oportunidade de desenvolvimento e atualização técnica e científica.

Creative Commons License This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License