SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Virulencia, enzimas ligninolíticas y perfil metabólico de cryphonectria parasitica en cepas virulentas e hypovirulentas convertidas por CHV1 hipovirus. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Mill  no.13 Viseu dic. 2020  Epub 31-Dic-2020

 

Articles

Editorial Millenium 13

Madalena Cunha1 

José Luís Abrantes1 

Maria João Amante1 

Paula Correia1 

Paula Santos1 

1 Equipa Editorial, Millenium, Portugal.


A construção do conhecimento científico compreende a sua descoberta e a sua justificação. Alicerçada na aplicação de procedimentos metodológicos rigorosos, a ciência é produzida a partir de pesquisas feitas por investigadores motivados por factos-problema, orientados pela observação, experimentação, demonstração e crítica. A revista Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health apresenta-se como um meio de difusão deste conhecimento, proporcionando a toda a comunidade científica e técnica a possibilidade de divulgação de estudos fiáveis, resultados, ideias e teorias baseados em estudos criteriosos e evidências empíricas.

Nesta edição, a revista Millenium proporciona a possibilidade de aprofundamento de vários assuntos científicos e técnicos no domínio das ciências agrárias, alimentares e veterinárias, das ciências da vida e saúde, da educação e desenvolvimento social.

Na área das Ciências Agrárias, Alimentares e Veterinárias, o artigo “Virulência, enzimas lenhinolíticas e perfil metabólico de Cryphonectria parasitica em estirpes virulentas e hipovirulentas 11 convertidas por CHV1 hipovirus” pretende compreender o efeito do hipovírus na virulência e metabolismo do fungo, concluindo que alguns grupos de substratos foram mais consumidos por isolados hipovirulentos, abrindo novas perspetivas para entender o processo biológico usado pelo hipovírus. No segundo artigo desta secção, intitulado “Inseminação artificial a tempo fixo em bovinos explorados em sistema extensivo” emerge como objetivo a melhoria da performance reprodutiva em bovinos de carne, utilizando a inseminação artificial a tempo fixo (IATF) permitindo melhorar a taxa de gestação de 55% em 2018 e 2019. Completam a secção os artigos “Efeito dos resíduos extrativos de Sargaço na germinação de sementes” e “Desenvolvimento e estabilidade de um gel anti-idade com extracto hidroalcoólico de Salvia sp.”, os quais têm como objetivos, respetivamente: avaliar o potencial de germinação de sementes utilizando o subproduto do processo da extração aquosa de Sargaço, o substrato extrativo de macroalgas; desenvolvimento e avaliação de várias formulações de géis com incorporação de óleos essenciais de S. officinalis e S. elegans. As conclusões dos respetivos estudos documentam que os resíduos lavados do Sargaço têm potencial para estimular a germinação das sementes; os géis com extrato hidroalcoólico nas concentrações de 5%, 2,5% e 1,25% de S. officinalis e S. elegans apresentaram boa estabilidade.

Na secção das Ciências da Vida e da Saúde, através da leitura e análise de três trabalhos: “A representação social da enfermagem e do ser enfermeiro: perspetiva dos estudantes de enfermagem e dos tutores”, “Adolescentes cegas: percepções sobre a sua sexualidade”, e “Fatores de risco de desnutrição na pessoa idosa: uma revisão sistemática”, existe a possibilidade de aprofundamento dos conhecimentos dos nossos leitores em diversos níveis e perspetivas. No primeiro trabalho pode compreender-se a representação social da disciplina e profissão de Enfermagem pelos estudantes e tutores do curso de licenciatura em Enfermagem, que no caso dos estudantes se modifica ao longo do curso em consequência da relação supervisiva com os enfermeiros tutores e no caso dos tutores a representação social é mais estruturada do que a dos estudantes, em virtude das suas vivências académicas e profissionais; no segundo identificam-se as percepções das adolescentes com deficiência visual acerca da sua sexualidade, apresentando estas meninas as mesmas características de desenvolvimento da sexualidade das demais, embora possuam características próprias; e, por último, no terceiro trabalho são identificados os fatores de risco que concorrem para a desnutrição na pessoa idosa, sendo necessário reforçar e promover uma intervenção multidimensional e multidisciplinar que dê resposta à condição de saúde destas pessoas.

Por último, na secção Educação e Desenvolvimento Social, são apresentados dois artigos, “Instrumentos de educação alimentar e nutricional para crianças em idade pré-escolar: necessidades e desafios atuais” e “Alterações dinâmicas do pavimento pélvico em atletas de elite de diferentes desportos”. O primeiro trabalho pretende compreender o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, descrevendo os instrumentos de educação alimentar e nutricional mais utilizados e o seu possível impacto nos conhecimentos e comportamento alimentar, devendo ser potenciadores de momentos lúdicos e significativos de aprendizagem. O segundo artigo descreve as alterações dinâmicas no pavimento pélvico (PP) em atletas de elite, aportando existirem diferenças mínimas nos parâmetros avaliados.

Analisando o conteúdo deste número da revista constata-se que, mais uma vez, a Millenium contribui para o aprofundamento do conhecimento científico em diversas áreas disciplinares, proporcionado uma oportunidade de desenvolvimento e atualização técnica e científica.

Creative Commons License This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License