SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP5Música y ciencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Mill  no.esp5 Viseu jun. 2020  Epub 30-Jun-2020

https://doi.org/10.29352/mill0205e.a.00344 

Editorial

Há 40 anos, no milénio anterior

João Monney Paiva1 

1Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Viseu, Portugal


Há 40 anos, no milénio anterior

No final de 1979, com a publicação do Decreto-Lei n.º 513-T/79, foi definida a rede de estabelecimentos do ensino superior politécnico, tendo sido nessa data determinada a criação do Instituto Politécnico de Viseu (PV).

Com a iniciativa das Comemorações dos 40 anos do Instituto Politécnico de Viseu (40 ANOS PV), onde se inclui a publicação deste número da Millenium, pretendia-se: (1) aumentar a visibilidade do Politécnico de Viseu a nível local, nacional e internacional, (2) fomentar a ligação das antigas gerações do PV com a atual geração, (3) celebrar as conquistas, sucessos e história do PV e de cada uma das suas UO, (4) incentivar as iniciativas de colaboração com as entidades locais e (5) promover a discussão sobre o futuro do ensino politécnico e, em particular, do PV.

Para lá da condição de testemunha crítica/observadora participante, a revista Millenium é protagonista de um dos sucessos dos “40 Anos do PV”. A sistematicidade e a regularidade, a evolução e o dinamismo, a reinvenção e a credibilidade desta publicação, resultante do empenho e do trabalho desenvolvido pelos vários responsáveis editoriais e respetivas equipas de colaboradores, traduziram-se na indexação da revista e no seu reconhecimento nacional e internacional.

Criada em 1996, a Millenium começou por ser um projeto editorial que visava, sobretudo, divulgar e dar a conhecer institucional e publicamente a produção científica e a investigação que se fazia no Politécnico de Viseu, dando-lhe visibilidade e publicitando-a, numa clara intenção de dignificação e consolidação da instituição e da qualidade do ensino que nela se ministrava”. Mas depressa a revista se abre ao exterior, aceitando colaborações externas, quer nacionais, quer internacionais. Escrevia Maria de Jesus Fonseca, no editorial da edição de junho de 2011, “hoje é uma revista fortemente implantada no mundo lusófono, sobretudo no Brasil, mas também em processo de crescente internacionalização”(1).

E, a partir do final de 2009, a revista constitui-se “um veículo privilegiado de difusão de trabalhos científicos e académicos, publicando artigos originais resultantes da produção e da investigação científica, em áreas diversificadas, com o objectivo de tornar pública não apenas a produção e investigação dos docentes da instituição, mas também a de colaboradores externos, nacionais e estrangeiros, que pretendam cooperar e participar neste projecto”(2).

Desde então, “ao promover a difusão dos diferentes produtos dos processos de investigação científica, pedagógica e técnica e ao proporcionar a partilha de informação, a discussão crítica e o debate de ideias, criando canais que aproximem a ciência do tecido empresarial/indústria e das comunidades” (3), a Millenium torna-se estruturante no cumprimento da missão do Politécnico de Viseu.

Neste milénio, a pensar no futuro

Temos de sublinhar o simbolismo desta edição especial da Millenium, no âmbito dos “40 Anos do PV”, ao ser publicada “num contexto em que os condicionalismos existentes nos últimos meses estimularam novas práticas e abordagens, convém refletir sobre a mera transposição presencial/a distância e aprofundar e estimular a reflexão sobre iniciativas de inovação pedagógica. Em particular, garantindo práticas inovadoras de ensino/aprendizagem, alargando e aprofundando formas de aprender e ensinar baseadas em projeto, a integração de formas de autoaprendizagem e trabalho em equipa, sempre de forma inclusiva e não discriminatória” (4).

A discussão sobre o futuro do ensino superior politécnico, que propúnhamos como um dos objetivos dos “40 Anos do PV”, passou a ser sobre o presente.

A decisão do título desta revista refletia uma mudança de paradigma, a transição de um restrito latim para um globalizante inglês. Agora, em direção a 2030, com um caminho que começou com os oito Objetivos do Milénio, o compromisso cresceu para, também

  • assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade

  • aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo(5)

Desejo que, dentro de 40 anos, quem fizer o balanço da atividade realizada registe um crescimento exponencial da relevância e do significado do trabalho desenvolvido.

O Presidente do IPV

João Monney Paiva

11 Editorial de Maria de Jesus Fonseca, Millenium - Revista do IPV - n.º 40 - Junho de 2011.

22 Editorial de Maria de Jesus Fonseca, Millenium - Revista do IPV - n.º 36 - Maio de 2009

33 Millenium - Journal of Education, Technologies and Health, https://revistas.rcaap.pt/millenium/about

44Despacho n.º 28/2020, do Presidente do IPV

55 ODS

Autor Correspondente João Monney Paiva Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão 3504-510 Viseu jmonney@estgv.ipv.pt

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons