SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.6vol.8 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

New Trends in Qualitative Research
versão On-line ISSN 2184-7770

 

Sumário
NTQR vol.7  Oliveira de Azeméis jun. 2021

 Editorial
  
 ·  Investigação Qualitativa: uma forma complementar e robusta de investigação?
de Castro Alexandre, Paulo; Sá, Susana; Temer Carolina, Ana; González, Mercedes; Arellano, Rodrigo

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos Originais
  
 ·  Análise Textual Discursiva apoiado por software: IRaMuTeQ e a análise de subcorpus
Lima, Valderez Marina do Rosário; Amaral-Rosa, Marcelo Prado; Ramos, Maurivan Güntzel

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Fundamentos pedagógicos do modelo de formação de professores do ensino primário e educadores de adultos em implementação em Moçambique
Mataruca, Isabel Vasco Mamude

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolares em Moçambique: o programa de ensino bilingue
Aleixo, José Bento; Guambe, Alsone Jorge; Sebastião, Luis Miguel dos Santos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Desarrollo del aprendizaje y contenidos nucleares en un Máster de investigación online
García, Juan Luis Cabanillas; González, Ricardo Luengo; Carvalho, José Luis

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  A educação domiciliar no Projeto de Lei nº 2.401/2019 e sua discussão em jornais e revistas veiculadas na web
Vasconcelos, Maria Celi Chaves; Pires, Thylara Dantas

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Metodologias Ativas no Ensino Superior: Percepção Docente sobre a Importância da Continuidade do Processo de Aprendizagem
Medeiros, Rodolfo de Oliveira; Higa, Elza de Fátima Ribeiro; Marin, Maria José Sanches; Lazarini, Carlos Alberto; Lemes, Monike Alves

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Desafios Colocados à Investigação Adaptada ao Contexto e ao Investigador: Adequação Perante a Unidade e Diversidade
Camalhão, Serafim; Camalhão, Isabel; Saraiva, Horácio

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Desafios Colocados à Investigação ao Contexto e ao Investigador: Adaptação ao Investigador em Dificuldades e em Contexto Difícil
Camalhão, Serafim

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Análise de aprendizagem: um estudo bibliométrico
Pinho, Isabel; Moresi, Eduardo Amadeu Dutra

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Análisis multimedia del impacto del confinamiento por COVID-19 en menores con autismo
Manso-Refoyo, Laura; González-Berrocal, Mª Cristina; Verdugo-Castro, Sonia; Sánchez-Gómez, Mª Cruz

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  O ensino da metodologia de investigação na formação inicial em Serviço Social: entre a transversalidade exigida e a predominância da metodologia qualitativa
Monteiro, Daniela; Branco, Francisco

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Problematização: experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem na prática profissional
Fernanda, Joyce; Minervina, Alessandra; de, Elza; Alves, Monike; Alberto, Carlos; José, Maria

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Intervenção Precoce: Estudo comparativo entre Portugal e Espanha
Miguel, Marta; Pereira, Cristina

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  Paralelo qualitativo entre grupos focais presenciais e virtuais: limitações e potencialidades vistas a partir do Iramuteq
Canuto, Angela; Monteiro, Lucas; Braga, Beatriz; Melo, Rodrigo de; Sá, Julia de; Monteiro, Lorenna; Barbosa, Cecíla

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Farmacologia: O aprendizado de forma lúdica
Meira, Karla; Aparecida, Luzmarina; Pinheiro, Osni Lazaro

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Análisis de las prácticas de lectura y escritura en la formación del Historiador. Un estudio de caso a partir del análisis curricular y de la visión de los actores
Eudave-Muñoz, Daniel; Macías-Esparza, Ana Cecilia; Carvajal-Ciprés, Margarita

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Bullying no ambiente escolar: Levantamento bibliográfico das publicações nos anais de um Instituto Federal de ensino
Rodrigues de, Suzana; Cristina, Carla; Pinheiro dos, Bruna; Grecco, Leyze; de Souza, Karine; Martins, Raquel

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Banalização do Mal e a Representação dos Discursos de Adolescentes no Combate ao Bullying
de Souza, Karine; Martins, Raquel; Grecco, Leyze; Pinheiro dos, Bruna; Rodrigues Cristina, Carla; Silva Cristina, Isabel

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Abordagem, projeto e métodos de investigação qualitativa em contexto educacional
Sousa, Rafael; Pimenta, Clara; Bogoni, Barbara; Henning, Poul

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Investigação de campo qualitativa em contexto educacional: Definição e Considerações
Sousa, Rafael; Pimenta do, Clara; Bogoni, Barbara; Henning, Poul

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A inserção da educação para as relações étnico-raciais nos cursos de licenciatura da UFBA
Veras, Renata; Chaves, Erika; Silva, Daiane; Prates, Mariana; Fernandes, Sheyla

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Robótica educativa para enseñar matemáticas: opiniones de los estudiantes del Grado en Educación Primaria
Soto-Ardila, Luis Manuel; Niño, Lina Melo; Carrasco, Ana Caballero

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Análisis cualitativo del nivel de satisfacción de la educación virtual en estudiantes universitarios en tiempos de pandemia
Barreto, Israel Barrutia; Rocca, Juan José Danielli; Córdova, Renzo Seminario; Narciso, Paola Monzón

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  A Percepção dos Alunos de Química Orgânica sobre o Uso do Socrative em Aulas Síncronas na Universidade de Brasília (UnB)
Conceição, Maria Hosana; Albuquerque, Olga M.; Silva, Lúcia Helena Soares e; Rabelo, Lúcia Maria da Graça

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Competencia del futuro profesorado de Educación Primaria en el diseño de rúbricas de evaluación de problemas matemáticos
Sánchez, Maria Jesús Fernández

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Pesquisa em educação: um panorama bibliométrico de publicações em Língua Portuguesa, no Scielo, no período de 2002 a 2020
Pinho, Isabel; Moresi, Eduardo Amadeu Dutra; Filho, Mário de Oliveira Braga

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Concepto de pendiente como razón de cambio. Sus alcances y limitaciones
Páez, David-Alfonso; Muñoz, Daniel Eudave; Amaro, José Antonio Orta

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Africaner     · Africaner ( pdf )
  
 ·  Concepções e percepções de pesquisadores sobre avaliação de materiais didáticos digitais no contexto de curadoria digital
de Godoi Alexandra, Katia; Bianconcini Elizabeth, Maria; Costa Pedro, António

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Evaluación de titulaciones universitarias según su aportación a la cohesión social (UNIVECS). Resultados de un análisis de validación cualitativa a través de grupos focales en dos titulaciones de máster de la Universitat de València
González-Such, José; Jornet-Meliá, Jesús Miguel; Montolío, María Jesús Perales; Bakieva-Karimova, Margarita; Sancho-Álvarez, Carlos; Sánchez-Delgado, Purificación; Gaite, Sonia Ortega

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  A Vivência Interdisciplinar no Ensino Superior: um Estudo de Projetos Pedagógicos
Oliveira, Paulo de Tarso; Vidal, Maria Eunice Barbosa

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Oficina IN virtual com estudantes no ingresso ao ensino superior: espaço dialógico em tempos de pandemia
de Moura Bueno, Maria Angélica; Machado Pinto, Lauren; de Assis Cesar, Maria Rita; Gomes, Júlio

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Uma proposta metodológica sobre o discurso fotográfico no âmbito da pesquisa acadêmica
Côco, Dilza; Macêdo, Érika Sabino de; Leite, Priscila de Souza Chisté; Fonte, Sandra Soares Della

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Iniciação à investigação qualitativa: Perceção e apreciação de alunos de Psicologia
Pereira Antunes, Ana; Barros Araújo, Sara

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Vicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBA
Cezar Feitosa, Caio; Meira Véras, Renata; Maria Rocha Sampaio, Sônia

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Análise curricular do curso de medicina na perspectiva da saúde da população negra
Oliveira, Maria Cristina da Conceição; Austrilino, Lenilda; Riscado, Jorge Luis de Souza

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O desafio do aprimoramento da avaliação em aprendizagem ativa na formação em saúde
Lemes, Monike Alves; Higa, Elza de Fátima Ribeiro; Marin, Maria José Sanches; Lazarini, Carlos Alberto; Ghezzi, Joyce Fernanda Soares Albino; Medeiros, Rodolfo de Oliveira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Aplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino Superior
Albuquerque, Olga; Conceição, Maria Hosana; Melis, Maria Fernanda; Martins, Alberto Mesaque; Albuquerque, Felipe Moreira de; Berbel, Neusi

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Mediação de Conflitos: impactos de uma intervenção pedagógica uma escola pública na Amazónia Ocidental do Brasil
Pinho, Franciane de Oliveira; Castro, Rafael Fonseca de; Costa, Elisabete Pinto da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Narrativas de egressas portuguesas de um Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Familiar
Oliveira, Ellen Synthia Fernandes de; Souza, Dayse Neri de; Rua, Marilia; Souza, Francislê; Teixeira da Silva, Mariana; Filice de Barros, Nelson

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Lugar e funções psicológica e educacional da Criatividade no currículo implementado da educação pré-escolar e do ensino básico: contributos de um grupo de discussão focalizada com docentes portugueses
Valquaresma, Andreia; Coimbra, Joaquim Luís

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva
Carvalho, Marisa

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Análise textual discursiva na educação em ciências e matemática: período de 2004-2020
Paula, Marlúbia Corrêa de; Guimarães, Gleny Terezinha Duro

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A visão do educador da primeira infância frente à importância do seu trabalho
Ribeiro, Carolina Pasquini; Assis, Orly Zucatto Mantovani de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Hacia la Configuración de un Currículo ESP para Profesionales Universitarios de los Negocios Internacionales en Honduras
Espino, José Alexis; Cooman, Jean Noel

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Estudo bibliométrico da produção científica brasileira e internacional sobre gênero na educação médica
Soares, Francisco José Passos; Nascimento, Debora C. Lopes do; Veiga, Gabriela Xavier; Teixeira, Angélica Peixoto; Lessa, Ana Beatriz Machado

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Didática da Geografia a partir das orientações metodológicas presentes no curso de formação de professores da FFCL da USP (1934-1960)
Mello, Márcia Cristina de Oliveira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação e desenvolvimento na Ilha do Príncipe: A cooperativa de valorização de resíduos e o seu potencial educativo
Santos, Olga; Bergano, Sofia; Oliveira, Mário

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação Popular: Gênero, Expressão Fotográfica e Reforma Agrária no Rio de Janeiro
Dionísio, Juliana Soares; Silva, Leandro de Souza; Queiroz, Paulo Pires de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Política Estadual de Assistência Social: Análise de Dados a Partir do Censo SUAS
Ludwig, Cleide Josiane dos Santos Silva; Carnielli, Eduardo Cidade; Paula, Clarissa da Silva de; Guimarães, Gleny Terezinha Duro; Aragonez, Ingrid Rodrigues; Paula, Marlúbia Corrêa de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons