SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Sonhos humildes: cimentar futuros numa região indígena do MéxicoMobilidades, etnografia e turismo: um panorama sobre metodologias etnográficas na literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

LOUCA, João Carlos. O mundo existe agora. Etnográfica [online]. 2024, vol.28, n.1, pp.243-256.  Epub 18-Abr-2024. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica/15665.

Após o fim da Guerra Fria e do bloco soviético, os anos 90 do século passado prometeram a expansão do capitalismo aos mais recônditos cantos do planeta. A globalização era a forma como o liberalismo económico assumia esse propósito garantindo que economias e culturas, estados ou regiões abandonavam particularismos da história para serem protagonistas globais da mudança que se anunciava. Após as crises do modelo neoliberal que inauguraram o século XXI, globalização e desenvolvimento tornaram-se conceitos anacrónicos e incapazes de cumprir projetos de futuro em diferentes escalas. Nessas crises profundas a intolerância e a extrema-direita ganham espaço também ao nível global. A guerra e violência política normalizam-se e constituem-se como ameaças maiores para a vida social. Através da etnografia em dois contextos diferenciados - um urbano no Norte de Portugal e outro nas montanhas dos Pirenéus de Aragão - observamos territórios esquecidos desse processo de globalização e pessoas que optaram por fazer das suas vidas utopias tornadas concretas na reciprocidade e na solidariedade das construções coletivas. É nestes exemplos etnográficos que a antropologia se poderá encontrar na diversidade da experiência social e nos caminhos possíveis que, afinal, não deixaram nunca de ser percorridos no mundo que existe agora.

Palavras-chave : neoliberalismo; globalização; utopias concretas; antropologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )