SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas e questõesA relevância profissional da formação de professores e enfermeiros no ensino superior: uma análise a partir das identidades dos formadores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

PEREIRA, Henrique Lopes  e  CARVALHO, Luís. Das competências em gestão da qualidade à aprendizagem organizacional em contexto de ensino superior politécnico. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.27, pp.59-74. ISSN 1645-7250.

Este artigo é sustentado numa investigação que teve como objetivo construir um modelo explicativo da relação das competências de gestão da qualidade. Estudaram-se as competências transversais, as coletivas, as essenciais e os conhecimentos fundamentais. Identificaram-se as dimensões subjacentes e sua diferenciação entre as características sociodemográficas, compreendendo o seu contributo para a aprendizagem organizacional. O estudo foi desenvolvido com sujeitos docentes e não docentes de instituições de Ensino Superior Politécnico, tendo por base uma metodologia de análise empírica das perceções dos sujeitos, seguida do estudo da validade dos instrumentos de medida e das relações entre os diferentes conceitos em análise. Através dos resultados, demonstra-se que o contexto organizacional é um campo de excelência de aprendizagem individual e coletiva e que as dimensões das competências se relacionam entre si, dando sentido ao conceito de aprendizagem organizacional. Com base nas relações estabelecidas entre os conceitos identificaram-se quatro novos conceitos: Gestão da Qualidade e Aprendizagem Organizacional; Gestão da Qualidade e Aprendizagem pela Gestão; Gestão da Qualidade e Aprendizagem Coletiva; Gestão da Qualidade e Aprendizagem Individual e o modo como se articulam os diferentes níveis de aprendizagem com o tipo de competências estudadas em contexto de gestão da qualidade.

Palavras-chave : competências; gestão da qualidade; aprendizagem organizacional.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )